quinta-feira, 25 de abril de 2013

Machado de Assis - Dom Casmurro

Olha eu aqui mais uma vez!!

Agora resolvi falar de uma obra que simplesmente me encanta: Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Não pretendo aqui fazer resenha do livro, mas sim falar sobre o meu grande apreço por esse escritor. Dom Casmurro foi o primeiro livro de Machado de Assis que li. Ele conta a história de Bentinho, que por uma promessa de sua mãe deve ir para o convento contra a sua vontade. Mesmo tendo um grande amor por Capitu, sua amiga de infância, ele acaba por cumprir essa promessa. A história se desenrola por aí. Como ele vai viver esse amor? Ele confia apenas em Escobar, seu amigo do convento, para contar sobre esse dilema. O dois acabam por conseguir largar o convento, ambos se casam, Bento com Capitu, e Escobar com Sancha. Apos um tempo uma suspeita de traição avassala o mundo de Bento...

Contei um pouco da história, bem resumidamente, mas o que eu gostaria realmente de falar, como já disse, é sobre o autor. Ele escreve de uma forma considerada por muitos como complexa, mas eu já vejo como densa, profunda, e temos que levar em conta época na qual o livro foi escrito também.Ele utiliza-se de muitas metáforas e trata no livro de temas como ciume e o que era considerado moral na época. Não podemos deixar de lado a ambiguidade da personagem Capitu, pois com a suspeita de traição ela passa a conhecer.

Uma vez que você começa a leitura desse livro você não consegue mais parar. A história é cativante, os personagens parecem tirados de nossa vizinhança, o que faz com que a gente se identifique totalmente com eles.
Dom Casmurro é um clássico que é muito cobrado em vestibulares, mas que não deve ser lido apenas por isso. Ele é um livro MARAVILHOSO que deve estar na estante de qualquer leitor!!!

É isso aí pessoal!

Até mais!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário