quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sobre O lado bom da vida - Matthew Quick

Bom dia pessoas!!

Acabei de ler o livro O lado bom da vida, de Matthew Quick! Segue a sinopse do Skoob, como sempre:

"Sinopse - O Lado Bom da Vida - O livro que inspirou o filme estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence - Matthew Quick

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança"

Bom, começo dizendo que o livro é uma aula de determinação e esperança! Pat, mesmo com todos os seus problemas, seus lapsos de memória, não desiste de ter o que mais quer: se recuperar, melhorar sua saúde mental, para que possa ter sua mulher,Nikki,de volta... O livro é extremamente cativante. O autor discorre de uma forma tão envolvente que não vemos a leitura acontecer, quando percebemos estamos no fim do livro (foi o que aconteceu comigo).

A história mostra uma realidade muito diferente, que é a das pessoas que tem que ser tratadas psicologicamente. Nós temos no livro não apenas um personagem assim, mas vários, mas como o personagem principal é um deles, e ele narra a história, pude perceber na escrita do autor a confusão do personagem, os momentos de lapso, os momentos de crise, enfim, ele nos faz ver bem como é o que acontece dentro da cabeça de Pat, e nos fazem pensar sobre as pessoal que sã assim realmente.

Os motivos que levaram Pat a ficar internado e a ter "o tempo separado" de Nikki, não são exatamente claros, a não ser no final, o que deixou a leitura muito mais gostosa, com essa interrogação praticamente o livro todo. Quando os motivos são revelados, tanto o dele quanto de outro personagens, a gente fica: NOSSA!... Pelo menos eu fiquei, hehehe... E mais uma vez pensei no lado interior mesmo da personagens e liguei com a pessoas reais, que isso realmente pode acontecer. Na realidade achei o autor muito perspicaz ao tratar desse tema e de como as personagens lidaram com tudo isso! Imagino que não só criatividade, mas muitos estudos estão envolvidos.

O relacionamento de Pat com sua família e amigos e encantador! Ele tem apoio de todos os lados e ele busca apoiar também,sempre pensando nos outros e em suas reações diante de determinados acontecimentos.

Uma personagem em particular me chamou a atenção: a mãe de Pat. Poxa vida, que exemplo de força e de mulher está exemplificado nesse personagem! Ela passa por poucas e boas sem deixar a peteca cair, e sei que temos muitas mulheres assim por aí a fora nesse nosso mundão!

Enfim, livro trata de amor, de amizade e acima de tudo ESPERANÇA! Vale a pena lê-lo! É uma excelente leitura!

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado!

Até a próxima!


O Lado Bom da Vida

Um comentário:

  1. A cada dia que passa consigo enxergar na leitura um mundo cada vez maior disponível para nós leitores.

    É uma coisa impressionante, pois os autores estudam e criam personagens extremamente "reais", que levam características de pessoas de verdade, levando o leitor a compreender ou pelo menos imaginar como é a vida de pessoas reais que estão naquela situação.

    É uma forma emocionante de descobrir coisas e de conhecer pessoas, se colocando no lugar delas através de histórias fictícias e compreendendo um pouco mais sobre o mundo e a diversidade de pessoas que existe nele.

    Muito interessante!
    Depois quero ver o filme também!

    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir